Você sabe o que é abscesso dentário? Embora seja conhecido por este nome, a doença pode acabar por se evidenciar na região da gengiva, sendo uma das doenças bucais mais comuns.
Um abscesso pode causar desde um simples inchaço até dores intensas na gengiva. Apesar de ser um problema comum, pode acarretar graves complicações se não for detectado e tratado a tempo. Mas afinal, o que causa essa infecção bucal, como tratá-la e como prevenir?
Continue a leitura e confira as respostas para essas e outras dúvidas sobre o abscesso dentário. Boa leitura!
O que é um abscesso dentário?
O abscesso dentário é uma doença bucal caracterizada por uma infecção bacteriana — que causa uma espécie de bolha na gengiva com pus — e pode ocorrer em diferentes regiões próximas ao dente.
Ele pode se formar rapidamente de duas formas:
- Abscesso periapical: afeta a raiz do dente. Acontece quando o canal radicular do dente está contaminado. Esse tipo de abscesso surge na raiz e se espalha para o osso adjacente.
- Abscesso periodontal: esse tipo de abscesso é causado por uma infecção no espaço entre o dente e a gengiva, e pode ocorrer após pedaços de alimentos ficarem presos. Em casos mais graves, as bactérias podem se alojar entre a gengiva e o osso.
Quais são as causas dos abscessos dentários?
Os abscessos dentários acontecem quando bactérias se encontram na polpa dentária, que é a estrutura interna do dente formada por tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e nervos.
Geralmente, essas infecções acontecem em decorrência de uma cárie profunda, e chegam a esse estágio por não terem sido tratadas, por causa de um trabalho dentário mal executado ou por um ferimento.
O problema também surge em situações que ficam resíduos de comida presos na gengiva. Neste caso, microrganismos se alojam no local, causando a infecção bucal. Vale ressaltar que dentes quebrados correm maior risco de sofrerem com abscessos dentários.
A higiene bucal malfeita ou uma dieta rica em açúcares aumentam consideravelmente os riscos de desenvolver um abscesso dentário.
Quais são os sintomas?
Além da presença de uma bolsa de pus, que pode ser muito incômoda, existem outros sintomas:
- Dor nos dentes;
- Vermelhidão;
- Inchaço das gengivas;
- Inflamação da gengiva;
- Inchaço no maxilar superior ou inferior;
- Sensibilidade nos dentes;
- Halitose;
- Sabor amargo na boca;
- Gânglios do pescoço hipertrofiados;
- Desconforto.
Se a polpa na raiz do dente se degenerar e necrosar em decorrência da infecção, a dor de dentes pode acabar parando. Isso não significa que o problema esteja resolvido, pois, a infecção permanecerá ativa, se disseminando e destruindo os tecidos adjacentes.
Portanto, caso sinta algum dos sintomas descritos, agende rapidamente uma consulta com o seu dentista, mesmo que a dor desapareça.
Quais os riscos para a saúde do paciente?
O abscesso dentário não tratado pode causar a perda do dente e ainda mais lesões nos tecidos envolventes, além das dores, inchaço, febre e outros sintomas.
Em alguns casos, pode ocorrer a disseminação da infecção para outras partes do corpo. A infecção pode atingir a circulação sanguínea, causando sérios problemas de saúde no paciente. Pessoas com sistema imunológico fraco correm um risco maior de sofrer com complicações em casos de abscessos não tratados adequadamente.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é simples, basta o profissional dentista avaliar a boca do paciente. É possível que ele peça radiografias para identificar a extensão do problema ou se existem outras regiões afetadas na boca.
Quais são os possíveis tratamentos para os abscessos dentários?
Existe mais de uma opção de tratamento para abscessos dentários. Depende da causa, do tipo de abscesso e sua evolução. Confira alguns desses tratamentos:
1. Incisão e drenagem do abscesso
Uma das opções de tratamento é a drenagem do pus e limpeza da área da infecção. Neste procedimento, o dentista faz um corte para drenar a infecção e, em seguida, higieniza a área afetada com uma solução salina.
2. Procedimento de canal
Em alguns casos, o abscesso ocorre devido a uma infecção na raiz do dente que, como dissemos, pode ser causada por uma cárie profunda. Nestes casos, além da drenagem, o dentista realiza um procedimento de canal para a retirada da polpa infeccionada, seguida da restauração.
3. Extração
Em alguns casos mais extremos, em que nem mesmo o procedimento de canal é eficaz, a única solução é fazer a extração do dente afetado. Ela pode ser realizada com a drenagem do abscesso.
4. Uso de antibióticos
Quando a infecção se espalha para dentes próximos, o profissional dentista pode prescrever o uso de antibióticos a fim de contê-la. Esse tipo de medicamento é indicado para impedir que a infecção se espalhe ainda mais.
Quando o paciente tem baixa imunidade, o uso de antibióticos também pode ser recomendado. Somente um profissional dentista qualificado é capaz de fazer essa análise da forma correta e de acordo com a necessidade.
Como prevenir um abscesso dentário
Melhor prevenir do que remediar, já dizia o ditado. Para não sofrer com abscessos dentários, adote medidas preventivas, como:
· Utilizar enxaguantes bucais com flúor;
· Escovar os dentes e usar o fio dental corretamente após as refeições;
· Trocar a escova de dentes periodicamente, pelo menos a cada três meses;
· Reduzir o consumo de açúcar;
· Consultar o dentista a cada 6 meses.
Durante as consultas periódicas, o profissional dentista pode identificar possíveis alterações. A escovação adequada e as limpezas realizadas nas consultas previnem o surgimento da placa bacteriana, tártaro e eliminam os resíduos presentes na boca. Esses hábitos simples impedem que outras doenças bucais se desenvolvam.
Conclusão
Um abscesso dentário não é uma infecção simples e não deve ser desconsiderado. Como é possível notar, esse tipo de infecção pode trazer consequências graves para a saúde. Por isso, observe os sintomas e consulte um dentista regularmente. Ao menor sinal de abscesso, procure um profissional para orientar você.
Quanto mais rápido o tratamento for realizado, menores serão as consequências para o paciente.
Esperamos que este conteúdo faça sentido, incentivando você a cuidar da sua saúde bucal.
Está na hora de consultar com um dentista? Entre em contato conosco. Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados para oferecer serviços de qualidade e com total segurança.
Até breve!