Você, provavelmente, já ouviu falar em cárie dental, não é mesmo? A cárie é uma doença bucal bastante comum e pode acometer pessoas de todas as idades.
Apesar disso, muitas pessoas não sabem como as cáries são formadas, quais são os sintomas e como identificá-las.
Quer ficar por dentro do assunto? Continue a leitura e confira este conteúdo para tirar essas e outras dúvidas sobre a cárie. Afinal, atenção e cuidado podem garantir uma perfeita saúde bucal, não é mesmo? Boa leitura!
O que é a cárie?
A cárie dentária é uma das doenças bucais mais conhecidas. É comum que muitos tipos de bactérias vivam na boca humana, elas se acumulam nos dentes nas chamadas placas bacterianas.
Essas bactérias, naturalmente presentes na boca, são responsáveis por transformar os alimentos — sobretudo o açúcar e o amido — em ácidos. Caso essas placas (formadas pelas bactérias, ácidos e restos de alimentos) não sejam removidas da forma correta, problemas como o tártaro e as cáries podem acabar surgindo.
Quais são os sintomas da cárie?
Os sintomas das cáries dentárias podem variar, dependendo da sua dimensão, evolução e localização. Quando a cárie dental está apenas no começo, é possível que a pessoa não sinta nada. Conforme o dano vai aumentando, alguns sinais podem acabar surgindo:
- Sensibilidade dos dentes;
- Dores de dente;
- Orifícios visíveis nos dentes;
- Coloração escura no local em que o dente está danificado.
Apesar de a dor ser um dos sintomas mais comuns, ela não ocorre em todos os casos, a menos que a cárie cresça, afetando o nervo ou causando uma fratura no dente.
Quais os tipos de cárie?
Afinal, quais são os tipos de cárie dentária existentes? Este problema pode se desenvolver de três formas: cárie coronária, radicular ou recorrente.
Vamos a cada uma delas:
Cárie coronária
Esse tipo de cárie é o mais comum e fácil de ser encontrado, ocorrendo quando a doença bucal está em período inicial e pode afetar crianças e adultos. Geralmente, fica localizada na superfície oclusal dos dentes (região da mastigação) ou nas partes laterais, incluindo a área em que os dentes ficam em contato uns com os outros.
Cárie radicular
Esse tipo de cárie fica localizado na raiz dos dentes, que, com o tempo, acaba ficando exposta por causa de uma provável retração gengival (encolhimento da gengiva). Como essa superfície não é revestida por esmalte como a coroa (área visível do dente), a destruição da estrutura é bem mais rápida. Essa cárie é frequente em adultos e idosos, em decorrência da retração gengival.
Cárie recorrente
É o tipo de cárie que se desenvolve novamente em um mesmo local. Ela é mais comum em regiões que tenham restaurações mal adaptadas à estrutura dentária, mas também pode ocorrer em locais com grande acúmulo de placa. Ela é identificada em adultos e idosos, não sendo tão comum em crianças.
Quais são as principais causas da cárie?
A principal causa de cárie é a falta da higiene bucal adequada. O excesso de bactérias presentes na boca e os restos de alimentos removidos incorretamente favorecem o desenvolvimento de placas e, através delas, cáries.
Além disso, o consumo excessivo de alimentos açucarados, como balas e chocolates, facilita o desenvolvimento das bactérias causadoras das cáries nos dentes. Ou seja, a cárie está diretamente relacionada com a higiene e hábitos alimentares de cada um.
Como é feito o diagnóstico?
Quando a cárie é visível, ela pode ser facilmente identificada em consultas de rotina. Nestes e em outros casos, os profissionais dentistas podem solicitar radiografias dentárias com uma certa periodicidade, sobretudo quando existe a queixa ou suspeita de algum problema.
As radiografias permitem identificar cavidades mais avançadas (alcançando a polpa do dente) ou a cárie ainda em processo inicial de formação, até mesmo quando está entre os dentes (a cárie oculta).
Cárie oculta
Ao contrário da cárie comum, a cárie oculta é identificada por meio de radiografias. Por isso, é essencial que você visite o dentista regularmente e faça os exames necessários para manter a saúde da sua boca.
Muitas vezes, a cárie é detectada em estágios avançados, com a mudança na coloração do dente, antes mesmo da radiografia.
Tratamento para cárie dentária
O tratamento deve ser feito em uma clínica odontológica por um profissional dentista qualificado. Muitas das vezes, apenas uma visita é suficiente para resolver o problema. A restauração do dente consiste na remoção da cárie e do tecido infectado e, em seguida, é feita a aplicação de resina.
A maioria das restaurações são feitas com a resina composta, que oferece, entre outros benefícios, a boa aparência estética, pois tem a mesma coloração do dente.
Quando a cárie já está em um estágio mais avançado, o tratamento pode ser um pouco mais complexo, recorrendo ao tratamento de canal. Neste procedimento, um endodontista remove a polpa do dente e a substituí por um material inerte.
Como evitar a cárie?
A cárie pode ser facilmente prevenida com uma boa higiene bucal. A correta escovação de dentes e língua elimina as placas bacterianas. Recomenda-se o uso recorrente do fio dental, creme dental e enxaguante bucal antisséptico.
Quando procurar por um profissional dentista
Como já dissemos, a cárie é indolor e somente com consultas e exames dentários regulares é possível identificá-la na fase inicial. Por isso, a recomendação é que as visitas ao dentista sejam feitas, pelo menos, a cada seis meses.
Mas atenção: se os seus dentes ficarem sensíveis à mastigação, bebidas e alimentos quentes, frios ou doces, recomenda-se que você vá ao dentista o mais rápido possível.
Conclusão
Viu, só? Não é tão difícil cuidar da saúde bucal, concorda? Ela é extremamente importante para a nossa saúde e autoestima.
As visitas regulares ao dentista podem evitar transtornos e gastos excessivos. Já dizia o velho ditado: “prevenir é melhor que remediar”.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Quer fazer consulta com um dentista? Entre em contato conosco e fale com um profissional qualificado.
O Dr. Paulo Bernardo oferece aos seus pacientes tratamentos odontológicos de qualidade, com profissionalismo e integração entre as especialidades.
Venha cuidar do seu sorriso!