A saúde do nosso corpo começa pela boca! Você já ouviu isso antes? Quando a saúde bucal não é boa, ela acaba interferindo em diversas funções do nosso organismo e o deixa vulnerável a uma série de doenças. Algumas das doenças bucais mais comuns têm como principal consequência a dor de dente.
Sofrer com a dor de dente interfere diretamente em nossa qualidade de vida, além de ser bastante incômodo. Muitas vezes, não saber a causa da dor dificulta os cuidados. Mas, afinal, quais são as razões para esse transtorno?
Para sanar essa dúvida, nós preparamos este conteúdo com as 5 principais doenças bucais que causam a dor de dente, assim como o que deve ser feito após identificar o desconforto. Continue a leitura e confira!
O que causa a dor de dente?
A dor de dente incomoda mais de 25% dos brasileiros, entre adultos e crianças. Muitas vezes, ela acontece como consequência de doenças bucais, como as periodontais ou a cárie, por exemplo.
Confira as 5 das principais doenças que podem estar relacionadas à dor de dente:
1. Cáries
A cárie é uma das mais conhecidas razões para a dor de dente. Trata-se de um dano causado aos dentes pela placa bacteriana (conjunto de bactérias presentes naturalmente na boca).
Após consumir restos de alimentos, essas bactérias produzem um ácido que acaba deteriorando o esmalte dos dentes. Conforme as lesões vão aumentando, elas podem atingir o nervo do dente, causando dor.
2. Abscesso dentário
Os abscessos dentários são profundos processos inflamatórios – localizados nas raízes dos dentes – que formam bolsas de pus e, ao atingir um nervo, causam bastante dor. Os abscessos dentários podem acontecer quando uma cárie não é tratada ou a existência de uma fratura no dente permite que bactérias entrem na polpa dentária.
3. Periodontite
A periodontite é a evolução da doença gengivite. É uma infecção bacteriana dos ligamentos, tecidos e ossos que envolvem e sustentam os dentes, também conhecidos como periodonto. A periodontite costuma causar muita dor e pode levar à perda permanente de dentes, exigindo um tratamento imediato.
4. Hipersensibilidade dentinária
A hipersensibilidade dentinária ou sensibilidade, como é conhecida pela maioria das pessoas, é caracterizada pela dor ao comer alimentos muito gelados ou muito quentes. Essa hipersensibilidade se desenvolve quando o esmalte – a primeira camada de proteção do dente – é desgastado, deixando o dente “exposto”.
Existem diversas causas para esse desgaste: cárie, dentes fraturados, restaurações danificadas, retração gengival, efeitos da cirurgia periodontal, técnicas de escovação inadequadas, que causam desgaste e abrasão dos dentes, entre outros fatores.
5. Bruxismo
O bruxismo é um transtorno que também está relacionado com a dor de dente. A disfunção é causadora do ato de ranger os dentes com muita frequência que, em casos mais sérios, pode causar problemas nas articulações da mandíbula. Entre os sintomas estão os desgastes dentais (que aumentam a sensibilidade), a dor nos dentes e até intensas dores de cabeça.
Como tratar a dor de dente?
Caso a dor dente persista por mais de 2 dias, a recomendação é que você evite se automedicar e procure um dentista o mais rápido possível. Ela só poderá ser tratada corretamente por um profissional dentista, que fará uma avaliação e poderá até solicitar exames mais específicos.
O tratamento vai depender da causa identificada pelo dentista. Nos casos mais graves, o especialista pode indicar o uso de medicamentos (como antibióticos) ou procedimentos mais complexos, como o tratamento de canal ou extração.
A prevenção é sempre a melhor opção
Manter uma boa higiene bucal e fazer visitas regulares ao dentista é a melhor forma de evitar doenças bucais e, consequentemente, a dor de dente. Entre os cuidados básicos que devem ser adotados para manter uma boa saúde bucal estão:
- Escovar os dentes e use o fio dental após as refeições e antes de dormir;
- Usar uma escova de dentes de cerdas macias;
- Trocar a escova de dentes periodicamente;
- Escovar a língua;
- Evitar fazer muita força durante a escovação;
- Usar a placa de bruxismo, caso tenha a disfunção;
- Ter uma alimentação mais saudável;
- Visitar o dentista a cada 6 meses.
Conclusão
Um sorriso bonito é o seu cartão-postal. Por isso, cuide bem dele.
A dor de dente, assim como outras ocorrências, pode ser um sinal para que você procure um profissional capaz de solucionar o problema o quanto antes.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha ajudado você a entender melhor as causas da dor de dente, o que fazer para evitá-la e, se necessário, o que deve ser feito para tratá-la. Entender a importância dos cuidados com a saúde bucal é fundamental para viver bem e manter a saúde de todo o corpo em dia.
Tem outras dúvidas ou deseja saber mais sobre a dor de dente e suas causas? Entre em contato conosco, o Dr. Paulo Bernardo oferece aos seus pacientes tratamentos odontológicos de qualidade, profissionalismo e integração entre as especialidades.
Até a próxima!