Dentes bem alinhados e branquinhos realçam o sorriso e a autoestima de qualquer um, não é mesmo? As lentes de contato dental ou facetas de porcelana são alguns dos recursos utilizados em tratamentos de odontologia estética que têm sido bastante requisitadas ultimamente.
Mas, muitas pessoas ainda não conhecem a fundo o procedimento e têm muitas dúvidas e receios a respeito. Afinal, é mesmo necessário que algum tipo de desgaste seja feito no dente para que ele receba a lente de contato? As lentes dentais mancham com o tempo?
Para sanar essas dúvidas e te ajudar a entender melhor o procedimento, preparamos este conteúdo sobre o assunto, onde te explicamos o que são as lentes de contato dental, quanto tempo leva o procedimento a ser realizado, qual a durabilidade e muito mais. É só seguir a leitura para ficar bem informado.
1. O que é a lente de contato dental?
As lentes de contato dental ou facetas de cerâmicas odontológicas são estruturas, laminados de porcelana coladas aos dentes que permitem o alinhamento e a uniformização dos dentes, cobrindo as manchas e melhorando seu formato.
Este procedimento deve ser realizado por um profissional dentista. Na sua primeira consulta, você e o nosso dentista especialista em lentes vão realizar fotos do seu sorriso e realizar um exame clínico, além de escutar, atentamente, qual resultado você está buscando com o procedimento.
Após a avaliação do profissional, o molde dos dentes é feito e, assim, ele e o paciente irão, em uma próxima consulta, analisar qual será o formato e a posição dos dentes, através de um procedimento chamado Mock-up, uma espécie de teste drive do seu sorriso e coloração dos dentes.
Estando tudo certo e aprovado pelo paciente, as próximas etapas serão a produção e instalação das lentes.
2. Algum tipo de desgaste precisa ser feito no dente para que ele receba a lente de contato?
O preparo dos dentes é o desgaste, que pode variar de acordo com cada caso e ainda, variar de dente para dente, em um mesmo paciente. Isso acontece pois consideramos o sorriso ideal para você aquele que conseguimos aprovar através do mock-up.
Imagine que um dos seus dentes está desalinhado, “para trás” de onde deveria estar. Nesse caso, a lente deve complementar o volume e, portanto, pode não precisar de um desgaste tão agressivo.
Diferente do que acontece caso ele esteja alinhado ou ainda para fora de onde deveria estar. Nestes casos, o preparo deve levar em consideração a posição e formato final que queremos, para que a lâmina de porcelana tenha espessura suficiente para entregar o resultado que estamos buscando.
3. Existe diferença entre a lente de contato dental e a faceta de porcelana?
Em essência, não. Ambas são trabalhos confeccionados em porcelana com o mesmo intuito, melhorar o seu sorriso.
O termo lente de contato foi algo proposto por dentistas brasileiros. Apesar de haver semelhanças entre a lente de contato ocular e a lente de contato dental nos casos em que a espessura da porcelana é delgada, o termo lente de contato não tem relação com a espessura da porcelana.
Antes do surgimento das “lentes de contato”, para que a técnica de faceta fosse bem reproduzida por um maior número de profissionais, os dentistas preconizavam um formato “ideal” do dente desgastado ao final do preparo. Com isso, gerava-se desgaste excessivo em regiões onde poderia não haver necessidade de tamanho desgaste.
Com a evolução do procedimento e dos materiais, se tornou mais claro que o mock-up aprovado antes do desgaste aliado a evolução da cola que une dente à porcelana, eliminam a necessidade de um desgaste pré-concebido ou padronizado.
Assim, na técnica que preconizamos, o desgaste deve ser individualizado, dente a dente, a fim de preservar uma maior quantidade de estrutura sadia e ainda assim, entregar resultados incríveis.
Assim, apesar de o termo lentes de contato remeter a espessuras delgadas ou pouco desgaste do dente, isso não tem ligação direta. Em um mesmo caso de lentes de contato podemos ter espessuras diferentes.
Ou seja, não se apegue à espessura do trabalho, mas esteja atento(a) se o sorriso que você viu no mock-up te agradou e se o profissional é criterioso.
Estes dois fatores somados vão permitir que você receba um sorriso bonito com seus dentes o mais preservados possível.
4. As lentes de contato mancham com o tempo?
Não. O material empregado é uma cerâmica (porcelana), que tem ótima durabilidade, não mancha com o tempo e não absorve cheiro ou resíduos, sendo a melhor opção de material utilizado atualmente.
5. As lentes de contato dental resolvem grandes diferenças de cores entre os dentes?
Caso os dentes tenham uma coloração muito desigual ou estejam muito fora de posição, isso pode ser resolvido apenas com o desgaste dos mesmos e colocação de facetas de porcelana sobre os dentes. As facetas mais espessas conseguem mudar totalmente a cor e o formato dental.
Vale lembrar que para quem já tem os dentes certinhos, mas deseja ter dentes mais brancos, ainda existe a possibilidade de realizar o procedimento de clareamento dental, que é uma ótima opção, menos invasiva e que vem sendo bastante procurada nos consultórios odontológicos.
Para saber mais sobre esse procedimento, acesse nosso conteúdo completo onde esclarecemos as 19 maiores dúvidas sobre o clareamento dental.
6. Quanto tempo leva para o procedimento ser realizado?
O tempo médio do procedimento é de 3 sessões. Na primeira, normalmente, o profissional dentista analisa e faz a moldagem, enquanto na segunda, os dentes voltam encerados para que sejam feitos os ajustes necessários.
Na última sessão, é feita a colagem, isso caso não haja mais ajustes a serem feitos.
7. As lentes podem soltar ou serem danificadas?
Assim como os dentes naturais, o bruxismo, muita força na mastigação e mordidas desalinhadas podem fraturar as lentes de contato dental. Cabe ao profissional dentista analisar a mordida do paciente e fazer os ajustes necessários para que isso não aconteça.
Já o paciente precisa tomar os cuidados necessários após o procedimento, citamos esses cuidados no tópico a seguir.
8. Qual a durabilidade das lentes de contato dental?
O material tem uma alta durabilidade e é de excelente qualidade, podendo durar, em média, entre 8 a 10 anos, podendo passar disso. O que contribui para a longevidade das lentes de contato dental são os cuidados corretos, que entre eles estão:
- manter uma boa higiene bucal;
- evitar roer as unhas;
- ir ao dentista regularmente;
- evitar morder ou tentar abrir objetos com os dentes;
- manter uma boa alimentação.
Aqui na Light Odontologia, buscamos sempre oferecer o maior número de serviços com máxima qualidade, utilizando os melhores materiais disponíveis no mercado, o que proporciona mais durabilidade.
9. Quando usar lentes de contato nos dentes?
São vários os tratamentos em que as lentes de contato podem ser utilizadas. Mas as questões estéticas são os principais motivos apresentados pelos pacientes que buscam o procedimento. Além disso, o tratamento pode ser indicado para quem têm:
- manchas nos dentes;
- contornos ou formatos inadequados;
- dentes escurecidos pelo tratamento de canal;
- posição incorreta de um dente;
- dentes fraturados, entre outros.
10. Este é um procedimento reversível?
Não.
Apesar de ser possível fazer a remoção das lentes, são raros os dentes que permitem que se realize o procedimento sem que haja necessidade de um desgaste mínimo. Além disso, a própria remoção pode danificar o dente sendo, portanto, não recomendada a menos que se faça uma nova lente.
A remoção é, portanto, um procedimento bastante delicado.
Por isso, antes de decidir pela utilização da lente de contato dental, converse com o seu dentista e tenha certeza de sua escolha.
Conclusão
Como é possível notar, as lentes de contato dental são uma excelente opção para quem deseja ter aquele lindo sorriso. Devemos apenas ressaltar que para se ter um bom resultado, as técnicas deverão ser feitas por um profissional dentista qualificado e de sua confiança.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha te ajudado a entender melhor o que são as lentes de contato dental e como funcionam.
Deseja saber mais sobre o procedimento? Entre em contato conosco. O Dr. Paulo Bernardo oferece aos seus pacientes tratamentos odontológicos de qualidade, com muito profissionalismo e com integração entre as especialidades.
Grande abraço e até a próxima!