Você já pensou em ir ao dentista para ter um cuidado estético? Felizmente, para quem não está satisfeito com o sorriso ou está sofrendo com dentes manchados, desalinhados ou com o aparecimento de linhas de expressão, existe a odontologia estética. Essa especialidade conta com diversas opções de tratamentos para restabelecer a saúde bucal do paciente e construir um belo sorriso.
Isso, claro, ajuda na melhora da autoestima que envolve, além da parte estética, uma série de fatores, como as realizações pessoais, a maneira de se relacionar com as pessoas e também a saúde. Ou seja, um sorriso malcuidado ou que sofreu de algum trauma ou doença bucal pode ser uma das questões que interferem na relação que temos com a nossa aparência.
Entre 2015 e 2018 o cuidado estético com os dentes cresceu mais de 300%, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética, o que prova que a Odontologia estética tem ganhado cada vez mais espaço entre os brasileiros.
Quer saber mais sobre esse ramo da odontologia e o que ela pode fazer por você? Neste conteúdo vamos explicar melhor o que ela é e citar quais os tratamentos mais procurados dentro dos consultórios, siga a leitura e confira!
O que é odontologia estética?
A odontologia estética é o ramo responsável por transformar os sorrisos das pessoas, deixando-os mais harmônicos e bonitos. Também conhecida como dentística, a odontologia estética é uma especialidade que agrega não apenas beleza, mas também saúde para cuidar do sorriso e da aparência.
O profissional dentista especialista nessa área é responsável por restaurar e recuperar dentes, corrigir a mordida, melhorar a saúde bucal dos pacientes, entre outras ações para garantir a funcionalidade dos dentes e a harmonia entre o sorriso, dentes e o rosto.
A odontologia estética tem haver somente com beleza?
Não pense que se trata apenas de beleza, essa área vai muito além disso. A dentística, como é conhecida, também pode ser indicada para solucionar problemas funcionais ou estruturais, restaurando os dentes com lesões, prevenindo assim intervenções mais complexas. O profissional dentista especialista em odontologia estética é totalmente capacitado para isso.
Quais são os benefícios da odontologia estética?
- Remover manchas;
- Melhora a fala e a respiração;
- Deixar o sorriso mais harmônico;
- Evita o aparecimento de doenças bucais;
- Restaura dentes que sofreram algum trauma;
- Melhora a autoestima.
Tratamentos mais procurados da odontologia estética
Confira agora os tratamentos odontológicos estéticos mais procurados dentro dos consultórios e saiba mais sobre cada um deles:
Clareamento dental
O clareamento dental é um procedimento que tem o objetivo de deixar os dentes mais brancos, utilizando técnicas e substâncias que quebram as moléculas pigmentadas dos dentes. O procedimento de clareamento pode ser realizado tanto dentro do consultório quanto em casa, desde que seja orientado por um profissional qualificado.
Os efeitos do tratamento vão depender dos hábitos e cuidados do paciente, mas de modo geral, duram um período de dois anos, em média.
Lentes de contato dental
As lentes de contato dental ou facetas de cerâmicas são laminados de porcelana coladas aos dentes que permitem o alinhamento e a uniformização dos dentes, cobrindo as manchas e melhorando seu formato.O material utilizado é uma cerâmica (porcelana), que tem uma durabilidade muito boa, não vai manchar com o tempo e não absorve resíduos ou cheiro.
Aparelho ortodôntico
O uso de aparelho ortodôntico é um dos tratamentos da odontologia estética mais tradicionais, tendo a finalidade de corrigir a mordida e a posição dos dentes. O aparelho pode corrigir dentes tortos e problemas de oclusão que acabam prejudicando a aparência do sorriso e ainda causam dores e desconfortos.
Vale ressaltar que, apesar de existirem vários modelos de aparelho, apenas o dentista pode dar a palavra final sobre qual é a melhor opção para que você obtenha o melhor resultado.
Restaurações
A restauração consiste em remover a parte afetada do dente e preencher a área. O dentista primeiro remove a parte do dente que está deteriorada, limpa a área e então preenche a cavidade com um material de restauração específico para impedir a entrada de bactérias e maior deterioração do local.
O material utilizado é feito de acordo com a extensão do que foi perdido, buscando assim restabelecer o formato e a função dos dentes atingidos. Alguns dos materiais utilizados para as restaurações podem ser feitos com diferentes tipos de matéria-prima, entre os mais utilizados estão:
- Porcelana: que é bastante resistente e tem um bom apelo estético, aproximando-se bastante da cor natural do dente;
- Resina composta: que é a mais utilizada nos consultórios de dentistas por conta de sua alta durabilidade e capacidade de resistência à mastigação.
Harmonização facial
A harmonização facial é um tratamento estético que tem o objetivo de melhorar o equilíbrio entre determinadas regiões do rosto, melhorando a harmonia entre os dentes e outras características faciais, deixando sua aparência mais harmônica e bonita, realçando as características já existentes.
Antigamente a harmonização facial só podia ser feita por médicos, mas graças às opções de cursos de especializações odontológicas, hoje esse tratamento pode ser realizado por profissionais dentistas capacitados e serem realizados nos consultórios odontológicos.
Aplicação de toxina botulínica ou botox
A toxina botulínica é uma substância que impede a contração muscular e promove a paralisia temporária do músculo. Conhecida popularmente como botox, esse é um dos procedimentos de beleza mais procurados e reconhecidos nos consultórios odontológicos, sendo uma alternativa às cirurgias plásticas mais invasivas.
Após a aplicação do botox, a região em que a substância foi aplicada fica paralisada por em média 6 meses, sendo necessário uma nova aplicação de botox para a manutenção dos resultados.
O procedimento é bastante usado para tirar algumas rugas, amenizar as marcas de expressão e até mesmo corrigir sorrisos. Além de tudo isso, também é uma ótima opção para controlar o bruxismo.
Preenchimento labial
O preenchimento labial é um procedimento estético muito procurado por quem deseja aumentar o volume dos lábios ou destacar seu contorno. O procedimento utiliza o ácido hialurônico e a gordura autógena, que é retirada do próprio corpo, para contornar e dar volume à região.
O preenchimento labial também está presente nas clínicas odontológicas e independente do material ou do formato escolhido, deve ser realizado e acompanhado por um profissional dentista de confiança e especializado nesse tipo de tratamento.
Quando procurar um profissional dentista?
A recomendação para os pacientes saudáveis que desejam fazer a prevenção de problemas bucais é que as visitas ao dentista sejam feitas pelo menos a cada seis meses.
E caso não esteja satisfeito com a aparência de seu sorriso, deseje mudar algum aspecto do seu rosto ou sofreu algum trauma dentário que precisa de restauração, o profissional dentista pode te ajudar, então não deixe de marcar uma consulta quando achar necessário.
Conclusão
Como é possível notar, são muitas as opções de tratamentos de odontologia estética presentes no mercado, cada um para um caso específico. Somente um dentista qualificado vai poder identificar qual a melhor solução para o seu caso.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor essa especialidade odontológica. Caso queira saber mais sobre os procedimentos, entre em contato conosco. O Dr. Paulo Bernardo oferece aos seus pacientes tratamentos odontológicos de qualidade, com muito profissionalismo e com integração entre as especialidades.
Grande abraço e até a próxima!