Cuidar da saúde bucal é fundamental, principalmente para que as crianças comecem a entender que essas são boas práticas de higiene e garantem que os dentes dos pequenos permaneçam ou cresçam de forma saudável, evitando cáries e outras doenças bucais.
Ortodontia infantil é uma especialidade que cuida e previne uma série de doenças que podem surgir como cáries, dores nos dentes, má formação dentária, dentre outras.
Para saber mais sobre como começar a cuidar da saúde dental das crianças, como deve ser feita a escovação e como a alimentação influencia na saúde bucal infantil, continue a leitura.
Ortodontia infantil: quando começar
Ortodontia infantil é indispensável, pois os cuidados com os dentes das crianças devem começar cedo, mesmo antes dos dentes começarem a nascer.
Estes cuidados devem acontecer principalmente pelo fato de ser uma fase de descobrimento de doces. Alimentos que contém açúcar são prejudiciais ao dente e podem causar cárie.
Para evitar que isso aconteça, é necessário que os pais introduzam a higienização bucal correta na rotina das crianças.
Para as mães que estão alimentando os bebês com mamadeiras, também devem prestar atenção à boca do neném, pois é preciso manter uma limpeza para que quando os dentes começarem a nascer, cresçam fortes e saudáveis.
Como deve ser feita a higiene bucal infantil
A cavidade oral é propícia ao aparecimento de bactérias, sendo algumas delas essenciais para o equilíbrio das bactérias e demais microrganismos.
Entretanto, o dente é sensível a ações de agentes como o açúcar, que produzem substâncias ácidas e danificam o esmalte, que é uma proteção do dente.
Como é difícil controlar o que as criancinhas comem fora de casa ou na escola, os pais devem realizar uma escovação diária com uma escova adequada e sempre que possível ir a um odontopediatra.
Bebês e crianças podem sentir medo ao ir ao dentista, por este motivo, a área da odontopediatria tem profissionais que sabem conduzir a situação fazendo as crianças ficarem mais tranquilas.
Quando a criança deve começar a usar o fio dental
Ainda na fase dos dentes de leite, é preciso ensinar as crianças a usarem o fio dental infantil. Crianças por volta dos oito anos de idade já conseguem utilizar o fio dental por si só.
Mas para que a criança tenha o hábito de usar o fio dental, ela deve ser estimulada a isto. Assim, será mais fácil de criar uma rotina e a consciência de que este deve ser um cuidado realizado sempre que possível.
Ao escolher o fio dental para os pequenos, os adultos devem optar por marcas que ofereçam um produto de qualidade e sensível para não machucar a gengiva.
Cerca de trinta centímetros de fio dental é o suficiente para realizar a limpeza. As pontas devem ser enroladas nos dedos. Depois, é só deslizar o fio de forma leve e suave entre os dentes da criança.
Movimentos suaves de vai e vem próximo da gengiva devem ser feitos. O processo deve ser repetido a cada dente, até que toda a boca tenha sido limpa.
Qual creme dental é ideal para crianças
As embalagens, apesar de serem muito atrativas e estimularem as crianças a escovarem os dentes, devem ser analisadas por um adulto, pois nela consta a idade e quantidade a indicada para cada faixa etária.
Para bebês que possuem até dois anos de idade, a indicação é que utilize cremes sem flúor ou com uma quantidade mínima. O importante é saber dosar a quantidade de pasta e o flúor.
Escovação na educação infantil
Sabemos que lidar com crianças requer algumas técnicas, e para despertar o interesse dos menores a escovar os dentes, na melhor que os próprios pais servem de exemplo.
A participação dos pais é indispensável para que a criança não veja a higienização bucal apenas como uma obrigação, pois pode ser algo divertido e dinâmico, tornando-se prazeroso.
Escovar os dentes em família com músicas e algumas brincadeiras podem ajudar, uma vez que a criança dará uma atenção maior a esta atividade.
Além disso, a música ajuda a controlar o tempo adequado de escovação, que é uma média de pelo menos dois minutos.
Alimentação e saúde bucal infantil
Alimentação saudável é sinônimo de dentes saudáveis. Para além da escovação, o meio de prevenir doenças em crianças é cuidando da alimentação. Evitar oferecer doces, refrigerantes e outras comidas ricas em açúcar em demasia ajuda na prevenção de doenças bucais.
Comidas saudáveis como verduras e frutas, são ricas em fibras e aumentam a salivação, o que é essencial, pois promove uma ação natural de limpeza.
A água também tem um papel primordial, pois ao ingerir várias vezes durante o dia, limpa a boca e os dentes, proporcionando também uma hidratação no corpo.
São hábitos e rotinas que os pais devem apresentar aos filhos desde cedo, para que seja aprendido sobre a importância de cuidar não só da saúde bucal, mas de forma geral. Existem também desenhos e músicas infantis educativas para auxiliar a família neste tipo de atividade.
Conclusão
No decorrer deste artigo, podemos perceber a importância da ortodontia infantil, que cuida da saúde bucal das crianças. Não é algo difícil de se fazer, mas é preciso ter a habilidade e utilizar meios de chamar a atenção da criança para que ela possa entender como pode ser divertido escovar os dentes.
A ortodontia infantil é muito importante. Leve sempre seu filho as consultas com bons profissionais, pois hábitos são frutos de uma construção ensinada na infância.
Obrigado por nos ter acompanhado até o final do conteúdo, esperamos que tenha sido relevante. Caso haja alguma dúvida, nos mande uma mensagem.
Até a próxima!
Leia também: Quais são as principais doenças relacionadas à dor de dente?